Close

Notícias

Renascimento literário: Escola Conceição Lyra promove 23ª Feira de Livros

Renascimento literário: Escola Conceição Lyra promove 23ª Feira de Livros

A Escola Conceição Lyra, unidade educacional mantida pela Usina Caeté, foi palco de uma magnífica celebração literária nos últimos dias 17 e 18, na 23ª edição de sua tradicional Feira de Livros – Exposição Literária Alagoana. Com o tema “Renascimento”, o evento mergulhou os participantes em uma jornada de descobertas literárias e explorou a ressurgência da criatividade e do conhecimento, além de expor e valorizar o trabalho de escritores alagoanos.

O espaço da Escola Conceição Lyra foi cuidadosamente decorado para refletir a temática do Renascimento, com releituras de obras de arte renascentistas que faziam a imersão dos visitantes nas inovações artísticas e intelectuais da época. Com uma variedade de 18 peças teatrais apresentadas na feira por turmas do maternal ao 9º ano, os estudantes da Escola Conceição Lyra demonstraram seu talento artístico e paixão pela literatura.

As apresentações do Ensino Fundamental II contaram com a parceria da direção artística de Salomão D’Luna e as coreografias de Letárcio Paixão, além das criações cênicas de Davi Simões, ex-aluno da Escola Conceição Lyra e atual colaborador da Usina Caeté.

“Como ex-aluno da Escola Conceição Lyra, é sempre uma emoção estar prestigiando a Feira de Livros e saber que eu também já fiz parte desse trabalho”, compartilhou o cantor Valderi Junior, enquanto acompanhava a apresentação do irmão. Durante sua jornada como estudante, ele participou ativamente dos festivais de músicas e foi incentivado pela escola a explorar projetos culturais desde tenra idade. “Desde os três anos de idade estudei por aqui e sempre fui incentivado pela escola a participar de projetos culturais, o que reflete na minha carreira atualmente”, comentou Valderi.

A professora Jeane Cristina, responsável pelas disciplinas de língua portuguesa e literatura, também compartilhou seu entusiasmo em relação à feira. “A feira de livros tem sido uma tradição e faz parte do nosso calendário de eventos aqui da escola”, afirmou a professora. “Nossos alunos têm, através dessa iniciativa, a oportunidade de fomentar cada vez mais a leitura, algo que nos proporciona experiências muito enriquecedoras. O tema deste ano é uma oportunidade para consolidar várias competências e habilidades dos alunos, sobre sociedade, economia, história, comunicação e literatura, melhorando o repertório cultural de todos e desenvolvendo talentos como teatro, canto e dança.”

Com o encerramento da feira, fica evidente que a Escola Conceição Lyra mais uma vez desempenhou um papel fundamental na promoção e na apreciação da leitura, inspirando um verdadeiro renascimento literário nos visitantes. “A 23ª Feira de Livros da Escola Conceição Lyra foi um verdadeiro triunfo para a comunidade escolar e amantes da literatura em geral”, disse a diretora Betânia Leite, destacando o comprometimento e a dedicação dos alunos e professores na organização do evento. “O tema do Renascimento inspirou-nos a explorar nossa própria criatividade e a abraçar o poder transformador da literatura.”

A Livraria Beabá marcou presença na feira, representada por Lydia Costa, oferecendo uma ampla variedade de livros e materiais escolares. O evento foi prestigiado por pais, responsáveis e colaboradores da Usina Caeté, além das escritoras Adélia Magalhães, Maria de Jesus, Maria de Lourdes do Nascimento e Yaradir Sarmento.

Skip to content