Close

Notícias

Caeté e Marituba esmagam mais de 3,6 milhões de toneladas de cana em Alagoas

Caeté e Marituba esmagam mais de 3,6 milhões de toneladas de cana em Alagoas

Usina Caeté, Matriz

O Grupo Carlos Lyra finalizou a moagem 2022/2023 na Usina Caeté, Matriz e na Unidade Marituba, com resultados bastante expressivos, traduzindo efetivo ganho na produtividade e superação diante das instabilidades climáticas.

As duas unidades produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade, localizadas em Alagoas, bateram recordes históricos. A Usina Caeté, no último dia 20, na reta final da moagem, bateu o recorde de 2.081.000 toneladas de cana e superou o índice registrado no ano de 2014. Naquela ocasião, a comemoração contou com a presença do fundador do Grupo Carlos Lyra, numa celebração que reuniu inúmeros colaboradores da empresa.

Registro histórico do recorde de moagem da safra 2014/2015 com a presença do fundador do Grupo Carlos Lyra, Doutor Carlos Lyra, Dona Virginia Lyra, Dona Elizabeth Lyra de Farias e colaboradores do departamento industrial da Usina Caeté, Matriz.

O diretor Agroindustrial, Luiz Magno Brito, lembra que Doutor Carlos Lyra sempre fez questão de comemorar os resultados com a equipe, além de manter hábitos diários de visitas ao campo e a indústria. “Era um homem extraordinário! Sempre muito bem atualizado e vibrava com todos diante das conquistas!”

Clima atípico

Com um índice pluviométrico acima da média registrado em Alagoas e no Nordeste, a Usina Caeté, Matriz e a Unidade Marituba superaram as dificuldades com os danos causados no campo, principalmente nas estradas. Diferentemente dos últimos anos, as usinas prolongaram a safra até esta quarta-feira (26), cumprindo o cronograma previsto de colheita.

“As nossas usinas [no campo e na indústria] se superaram e bateram recordes de safra. A Marituba ultrapassou um antigo recorde de 1.370.000 toneladas de cana, com uma boa eficiência de moagem e de recuperação de ART, além de 82 toneladas de cana-de-açúcar colhidas por hectare (TCH), um expressivo ganho na produtividade. Até o momento, a Unidade Marituba é a usina com melhor tempo aproveitado do estado de Alagoas”, destacou Luiz Magno Brito.

Números finais

O superintendente agroindustrial das Unidades do Nordeste, Mário Sérgio Matias,
informou que Usina Caeté, Matriz, encerrou a safra no último domingo (30), esmagando 2.134.744 de toneladas de cana, que representa um aumento percentual de 33% em relação a safra anterior. Já a Unidade Marituba processou 1.461.489 de toneladas de cana, superando em 19% a moagem passada. Marituba concluiu a safra no sábado (29).

“Finalizamos uma das safras mais desafiadoras dos últimos tempos, com índices pluviométricos acima da média, fator que gerou desafios para toda equipe. Parabenizamos todos os colaboradores pela superação dos desafios e pela safra exitosa. Sigamos em frente para novos desafios”, assinalou o diretor administrativo, Paulo Couto.

Na avaliação do diretor financeiro, Araken Barbosa, a safra 22/23 em Alagoas foi bastante desafiadora. “Sob a ótica comercial, o grande desafio esteve em administrar o enorme volume de produção de açúcar e o redirecionamento das vendas de etanol após as modificações de ordem tributária sobre os preços dos combustíveis. Por outro lado, os preços do açúcar, tanto no mercado nacional como no internacional, contribuíram de maneira positiva ao andamento de uma safra robusta. Ainda pela ótica financeira, o maior desafio foi alinhar as espectativas dos acionistas em manter a empresa saudável sem onerar os custos das operações bancárias, sobretudo por termos vivenciados um ano de oscilações de preços nos insumos ligados à produção”, assinalou o Araken Barbosa, acrescentando que “todos estão de parabéns pelo conjunto e união das áreas envolvidas, finalizando mais um ciclo com uma empresa forte e pujante”.

Para o Diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, diante de situações adversas só resta reinventar soluções práticas para seguir com a produção e estimular cada vez mais toda a equipe a fim de que as metas sejam alcançadas. “Os resultados não seriam possíveis sem a participação de todos. Parabenizo cada colaborador pela dedicação e pelo comprometimento, fundamentais para os resultados desta safra. Tenho plena convicção que Doutor Carlos Lyra ficaria orgulhoso da sua equipe e do representativo ganho nesta moagem. Estamos todos juntos, unidos em prol do bem-comum!”.

Usina Caeté – Unidade Marituba

Skip to content