Close

Notícias

Visita técnica teve como foco buscar novidades no manejo varietal e sistemas de irrigação de usinas do Nordeste

Visita técnica teve como foco buscar novidades no manejo varietal e sistemas de irrigação de usinas do Nordeste

Usina Petribu (PE)

Uma equipe da Usina Caeté, Matriz e da Unidade Marituba, realizou visitas técnicas em usinas dos estados de Pernambuco e Paraíba, sob a coordenação do superintendente agroindustrial do Nordeste, Mário Sérgio Matias, na última semana.

A programação iniciou no dia 1º contemplando visitas a duas usinas do Estado da Paraíba: a Monte Alegre, onde a equipe da Caeté foi recepcionada pelo engenheiro agrônomo Hugo Rodrigues, que mostrou os projetos de irrigação por gotejamento superficial e subterrâneo (enterrados); e na Japungu, onde os engenheiros agrônomos Luiz Henrique, Alexandre Guerra e Wagner Moura explanaram os detalhes sobre as variedades de cana utilizadas e a irrigação por gotejamento adotada pela empresa.

No dia seguinte (2), a programação foi direcionada para os projetos de manejo varietal e de irrigação adotados na Usina Petribu, de Pernambuco. A equipe da Caeté foi recepcionada pelo diretor e pelo gerente agrícola, Cloves Rodrigues e Luiz Jatobá, respectivamente.

“Nosso objetivo foi buscar conhecimentos no manejo varietal e na irrigação por gotejamento em projetos de grandes escalas, com ênfase na implantação do gotejamento superficial.
As visitas foram bem proveitosas e conseguimos sair convictos de qual modelo de implantação de gotejamento vamos seguir”, destacou o superintendente agroindustrial da Caeté, acrescentando ainda que “foram apresentados dados de custo de investimento, custeio, vantagens e desvantagens de cada sistema, e na oportunidade trocamos experiências de práticas de manejo que estamos adotando, deixando espaço aberto para recebê-los.”

Mário Sérgio destacou ainda que outro ponto bastante discutido na visita foi o manejo varietal praticado pela Usina Petribu. “Ficamos bastante impressionados com o trabalho desenvolvido pela equipe técnica da usina na condução dos experimentos varietais e os resultados alcançados, além de outras práticas agrícolas adotadas, estando bem a frente no uso de tecnologias já praticadas no mercado.”

O superintendente agroindustrial avaliou que esse tipo de visita aumenta o grau de conhecimento e maturidade profissional da equipe. “Estimula a todos a buscarem algo diferente em benefício da empresa, com foco em eficiência operacional e produtividade.”

Integraram a equipe da Usina Caeté o gerente agrícola da Unidade Marituba, Rafael Bomfim, os engenheiros agrônomos Vinícius Gomes, Marcelo Augusto Soares, Jonas Santino e Saulo Almeida, além dos supervisores agrícolas, Altamir Barros, Marcelo Bispo e Carlos Moura.

Ascom Usina Caeté

Skip to content