Close

Notícias

PcD: Encerramento da turma de Aprendizagem foi marcado por depoimentos emocionados

PcD: Encerramento da turma de Aprendizagem foi marcado por depoimentos emocionados

A Usina Caeté realizou, nesta terça-feira (14), a cerimônia de conclusão do curso de Aprendizagem da primeira turma em parceria com a Associação Pestalozzi de Maceió. O evento ocorreu no auditório da Escola Conceição Lyra e reuniu os alunos, seus familiares e os colaboradores responsáveis pelos setores que receberam os Aprendizes.

Bastante emocionada, a gerente de Gestão de Pessoas da Caeté, Marta Luciana Sampaio, destacou que essa turma fez a diferença na empresa. “É extremamente gratificante ver que tantos jovens já passaram por nossa empresa ao longo desses 12 anos, desde a implantação do Programa de Aprendizagem aqui na Caeté, e saber que estamos contribuindo para a formação profissional de todos é motivo de grande alegria. Essa turma em especial, todos portadores de deficiência, muito nos ensinou.”

 

A analista de Gestão de Pessoas e mobilizadora do Programa de Aprendizagem da Usina Caeté, Eliene Melo, leu um texto de autoria de Mário Quintana, no qual o autor discorre sobre Deficiências: “aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade, e que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino” e ainda alerta sobre “as deficiências éticas e comportamentais, que podem ser mais destruidoras do que as deficiências físicas, já que essas são, na maioria das vezes, imperceptíveis ao olho nu.” Eliene parabenizou a todos e reafirmou que aquele momento representava o começo da vida profissional de cada um. “Vai depender apenas de vocês!”

 

“Todos vocês nos mostraram que não há limitações quando se tem vontade de aprender e realizar, basta pensar diferente e dessa formar, conquistar tudo que almejamos”, assinalou a coordenadora de Gestão de Pessoas, Suzana Menezes.

O evento contou com a participação da assistente social e representante da presidente da Associação Pestalozzi, Sueli Porto, que destacou a importância da parceria e o acolhimento da Usina, externando sua satisfação em poder constatar o envolvimento dos colaboradores da Caeté no processo de aprendizagem. “Espero que nossa parceria permaneça por muitos anos. A Pestalozzi sempre teve esse sonho de inclusão dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. Esse foi um exemplo maravilhoso. Parabenizo aos professores, coordenadores e equipe de trabalho. Vejam essa oportunidade como o início de várias outras que virão!”

A coordenadora do Programa de Aprendizagem da Pestalozzi, Marcelly Daisy de Melo, lembrou que recebeu da presidente da instituição, Tereza Amaral, a missão de assumir a coordenação do programa, acompanhando de perto a inserção de todos os alunos. “Vocês são capazes! A Pestalozzi Maceió atua em várias vertentes, mas nossa prioridade é trabalhar com as pessoas com deficiência, desenvolvendo as habilidades de cada um e é através de vocês que nós aprendemos todos os dias!”

Também presente ao encerramento, a coordenadora pedagógica da Pestalozzi, Maria Silvânia de Medeiros, assinalou que os alunos possuem um grande e maravilhoso potencial. “Parabéns a todos vocês!”

Os Aprendizes agradeceram a oportunidade e salientaram como os dois anos da experiência foram enriquecedores para cada um. O aluno Vinícius Pimentel fez questão de falar ao final do evento, demonstrando o orgulho que sente em ter trabalhado na mesma empresa que seu pai. “A vida é feita de ciclos! Agradeço a cada um que me ensinou com paciência, que me ouviu com atenção, que contribuiu para o meu engrandecimento profissional e, principalmente, o pessoal. Deixei muito de mim, mas levo mais ainda de todos os colegas que contribuíram para o meu crescimento. Agradeço a Pestalozzi e ao Grupo Carlos Lyra.”

As mães que estavam presentes ao encerramento externaram sua gratidão pela oportunidade ofertada e pela importância que o curso representou para seus filhos.

Os colaboradores Elialda Oliveira do CDI, Benício da Silva, do Almoxarifado, Jabson Cavalcante, do Departamento de Pessoal e a enfermeira Jacineide Nascimento, do ambulatório médico, declararam quão importante e enriquecedor foi esse período.

Ascom Usina Caeté

Skip to content