Close

Notícias

Dona Virginia Lyra é homenageada na segunda edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias

Dona Virginia Lyra é homenageada na segunda edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias

A Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a segunda edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias, tendo como grande homenageada da noite Dona Virginia Lyra, viúva do industrial Carlos Lyra. O prêmio recebeu o nome Nancy Virginia Karns Lyra, como reconhecimento aos relevantes trabalhos em prol da comunidade miguelense.

Durante a solenidade, a Secretária Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos, Quitéria Julião, agradeceu aos serviços prestados pelo Grupo Carlos Lyra, exaltando a importância do protagonismo assumido por Dona Virginia e por sua filha, a empresária Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias: “São mulheres fortes, guerreiras e pioneiras, que fizeram e continuam fazendo história em escala municipal, estadual e até nacional.”

Dona Virginia Lyra com o prefeito de São Miguel dos Campos George Clemente e a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Quitéria Julião.

Nancy Virginia Karns Lyra – Nasceu em 24 de agosto de 1932, em Fort Wayne, Indiana, nos Estados Unidos. Filha de Carl Kenneth Karns e Cecelia Mabel Fulk Karns. Cursou o ensino médio na South Side High School e deu início ao curso superior de Letras na Faculdade de Saint Francis, em Indiana. Casou-se com Carlos Lyra Neto em 1951, vindo morar no Brasil. Teve dois filhos: Robert Carlos Lyra e Elizabeth Anne Lyra Lopes de Farias. Tem seis netos e oito bisnetos. Fundou na década de 60 a Escola Conceição Lyra, mantida pela Usina Caeté, onde ocupou por muitos anos o cargo de vice-presidente executiva. Dona Virgínia Lyra é uma grande referência no campo da responsabilidade social, mantendo-se atuante e atenta às ações de saúde preventiva e educacional, um diferencial que beneficia até hoje milhares de pessoas que usufruem do sólido legado regido por essa grande mulher.

Em seu discurso, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, assinalou: “Dona Virginia é a matriarca do município. Ficamos muito felizes em ter em São Miguel dos Campos, pessoas como a senhora, atuando diretamente na geração de emprego e renda para os miguelenses e que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade.”

Ao receber a homenagem, Dona Virginia afirmou estar muito feliz com o prêmio. “Quero agradecer a todos os brasileiros que me acolheram tão bem. Vivi muitas coisas bonitas, com muita gente diferente, mas tudo que fiz, fiz com amor. Graças a Deus deu tudo certo. Acho que a educação é a única maneira de melhorar o mundo. Agradeço à Diretoria e aos colaboradores, que ajudaram a termos tantos nomes de destaque despontando da Escola Conceição Lyra para o mundo”.

O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas em São Miguel dos Campos e contou com as presenças da empresária Elizabeth Lyra Lopes de Farias, do Diretor-presidente da Usina Caeté, Aryl Lyra, do Diretor Agroindustrial Luiz Magno Brito, do Diretor Administrativo Paulo Couto, da Gerente e da coordenadora de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio e Suzana Menezes, respectivamente, da Diretora da Escola Conceição Lyra, Betânia Leite, além de diversos colaboradores da Usina Caeté.

Ascom Usina Caeté

Skip to content