Close

Notícias

Dia Internacional da Mulher: A inclusão no mercado de trabalho e a quebra de paradigmas no setor da agroindústria da cana-de-açúcar

Dia Internacional da Mulher: A inclusão no mercado de trabalho e a quebra de paradigmas no setor da agroindústria da cana-de-açúcar

Marta Luciana Sampaio – Gerente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté

A gerente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté, Marta Luciana Sampaio, que responde corporativamente por três unidades industriais, sendo duas em Alagoas e uma no Estado de São Paulo, mantém uma posição firme e bastante otimista sobre a presença feminina na empresa. A gerente assinala o apoio da Diretoria como sendo fundamental para ampliar essa inclusão, mencionando que a capacitação torna-se um diferencial para que as mulheres atinjam seu lugar no mercado de trabalho. Confira a entrevista!

1 – A Usina Caeté tem como um dos objetivos promover a inclusão da mulher no mercado do trabalho. Qual o cenário atual?

Marta – O número de contratações vem crescendo ao longo dos anos e as mulheres atuam nas diversas áreas da empresa: administrativa, agrícola e industrial, ocupando diferentes funções. Um exemplo bastante significativo diz respeito a uma mulher que iniciou na Companhia como auxiliar administrativa, ocupou a Diretoria Financeira, e atualmente é Conselheira da Usina Caeté, uma trajetória de grande destaque e que merece o devido reconhecimento, principalmente pela predominância masculina no setor sucroenergético.

2 – Quais ações estão sendo realizadas para ampliar a participação feminina no quadro funcional?

Marta – Uma das principais ações é o Programa de Aprendizagem, que tem proporcionado cursos, voltados para os mais diversos processos da empresa. Através do Programa de Aprendizagem, estamos promovendo a inclusão feminina para que elas possam ser inseridas nas inúmeras funções disponíveis no mercado. Vale salientar que a empresa não tem medido esforços, nem colocado empecilhos, para que as mulheres participem dos cursos oferecidos na Aprendizagem. Deixamos evidente em todas as vagas publicadas, que estão disponíveis sem restrição de gênero, uma postura importantíssima! Nossos acionistas e diretores têm essa visão e entendem que a mulher é um elemento fundamental no contexto. A mulher pode estar onde ela quiser estar, desde que esteja preparada para a função a ser desempenhada. Nós mulheres temos uma capacidade maior de observação, uma maior resiliência, somos mais detalhistas e temos um melhor entendimento nas relações interpessoais. Isso pode ser comprovado pelo desempenho das mulheres aqui da empresa.

3 – O período pandêmico trouxe algum prejuízo para esse processo de inclusão feminina no mercado de trabalho?

Marta – A pandemia que vivenciamos acabou afastando mais a mulher do mercado de trabalho, obrigada a ficar em casa assumindo a responsabilidade da saúde da família. Notamos uma baixa nos últimos dois anos, mas estamos na tentativa de reconquistar mais espaços. Não é uma tarefa fácil, pois o preconceito ainda se faz presente. Ainda encontramos homens que entendem que a mulher não é capaz. Acredito que estamos no caminho certo. Cada mulher precisa estar preparada para que possa aproveitar as oportunidades que surgem no mercado de trabalho.

4 – É possível transformar um ambiente predominantemente masculino, num local de acolhimento para as mulheres?

Marta – O preconceito às vezes está enraizado na própria educação machista que nos formou. Até nós mulheres, por vezes, agimos de uma maneira machista. Na Caeté temos encontrado grandes parceiros que contribuem para que o nosso ambiente seja inclusivo para as mulheres. Primamos por ações que façam com que elas tenham respeito próprio e sejam respeitadas pelas atividades que desenvolvem como profissionais. Aqui temos poucos problemas! A Gestão de Pessoas tem tentado não só conversar com as mulheres, mostrando o papel delas, mas também com os homens.

5 – Qual mensagem pode ser passada para as mulheres em homenagem ao seu dia?

Marta – Nós podemos estar aonde quisermos, mas, para isso, é preciso que estejamos preparadas cada vez mais para que possamos alçar voos maiores e realizarmos nossos sonhos pessoais e profissionais. Nossa empresa está no caminho certo, com uma tendência forte de crescimento no número de mulheres em seu quadro funcional.

Ascom Usina Caeté

 

Skip to content