Close

Notícias

Janeiro Branco: Caeté promove semana voltada às ações de Saúde Mental e Bem-estar Emocional dos colaboradores

Janeiro Branco: Caeté promove semana voltada às ações de Saúde Mental e Bem-estar Emocional dos colaboradores

No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de doença mental, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A Usina Caeté e suas Unidades Marituba e Paulicéia, em parceria com as secretarias municipais de Saúde dos municípios de São Miguel dos Campos e Igreja Nova, em Alagoas, e Panorama, no Estado de São Paulo, realizaram uma vasta programação direcionada ao Janeiro Branco, mês de sensibilização da saúde mental.

Com o slogan do Movimento Nacional: A Vida pede Equilíbrio, a campanha trabalhou a psicoeducação dos colaboradores por meio de palestras, rodas de debates e atendimentos individualizados com psicólogas [consultórios terapêuticos], estimulando uma cultura de atenção à saúde mental e emocional no ambiente laboral, apresentando meios para identificar, prevenir e tratar eventuais transtornos mentais. As ações ocorreram no período de 19 a 27 deste mês, na Usina Caeté, Matriz, nas Unidades Marituba e Paulicéia, além do Escritório de Maceió.

O Movimento Janeiro Branco foi criado em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e possui abrangência em sete países, sendo considerado o maior movimento político-cultural do mundo pela Saúde Mental da humanidade, segundo informações repassadas pela própria instituição.

Programação – iniciada na Unidade Paulicéia, nos dias 19 e 20, a campanha contou com a participação da psicóloga Grasielle Santana e da assistente social Stefanie Milena Ramos, do CAPS-1 do município de Panorama (SP). As profissionais destacaram as principais doenças psíquicas ocupacionais, enfatizando as mais recorrentes na região com afastamento do trabalho, entre elas, a ansiedade, estresse, síndrome de burnout, depressão e esquizofrenia. O enfermeiro do Trabalho Carlos Terence também participou das ações de sensibilização junto aos colaboradores urbanos e rurais da Paulicéia.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Paulicéia, Francine Gonçalves, enfatizou como primordial a observância de sintomatologias relacionadas ao tema. “É necessária uma pausa para observar todos os sinais e reações que estamos produzindo e buscar ajuda com profissionais capacitados.”

Rogério César Oprini, coordenador do Almoxarifado da Unidade Paulicéia mencionou que a palestra foi importante “por ter abordado assuntos que nos servem de alerta, pois temos que dar uma atenção especial ao nosso lado emocional e comportamental.”

Usina Caeté – Unidade Paulicéia

Em Alagoas, as ações na Usina Caeté, Matriz, na Unidade Marituba e no Escritório de Maceió ocorreram simultaneamente, com início no último dia 23 de janeiro. No auditório da Escola Conceição Lyra, em São Miguel dos Campos, os colaboradores do escritório administrativo da Caeté participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga Aline Thatiane dos Santos, acompanhada de Elisa Cristina dos Santos, assistente Social e coordenadora do CAPS-1, que apontou o quadro alarmante de pessoas que enfrentam transtornos mentais, chegando a 1 bilhão em todo o mundo, situação agravada pela pandemia da Covid-19. “Criamos essa parceria com a Usina Caeté e desenvolveremos novas campanhas no decorrer do ano, pois é fundamental que adotemos uma cultura voltada para o diálogo sem tabu, preconceitos ou estigmas”, afirmou Elisa Cristina dos Santos, que também é articuladora da política de saúde mental em São Miguel dos Campos.

 

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Caeté, Suzana Menezes, destacou a parceria com a Prefeitura de São Miguel dos Campos, através da Secretaria de Saúde, imprescindível para ampliação da divulgação da campanha.

 

O analista de Tecnologia da Informação da Caeté, Arnaldo Moreira, teceu elogios à iniciativa. “Gostei do destaque que foi feito sobre cuidar de nós mesmos, para que possamos olhar para o próximo. As informações relativas à atenção com a alimentação e a prática de atividades físicas serviram de alerta para cada um não esquecer de manter a mente e o corpo sãos!”

 

Usina Caeté, Matriz

 

Usina Caeté – Unidade Marituba

Marituba – a Unidade industrial situada no Baixo São Francisco iniciou as atividades também no último dia 23, com a participação do psicólogo José Adielson Pereira Barbosa, da Associação Comunitária de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara (ACRESC), de Penedo. Ao final da palestra, os colaboradores da Marituba participaram de uma técnica de respiração diafragmática, um momento de relaxamento para alívio da ansiedade.

A programação teve continuidade, dia 24, na Oficina Agrícola e na Indústria da Usina Caeté, Matriz, com a psicóloga Jaidete Silva da Trindade Neta, contratada pela Usina Caeté para ampliar as ações, e assim atingir um número maior de colaboradores da empresa. A psicóloga salientou os principais indícios quando há um problema relacionado à saúde mental. “É muito importante trazer o tema, pois o dia-a-dia de trabalho é corrido, e por muitas vezes não há tempo para que eles pensem na saúde mental e reflitam quanto a importância do equilíbrio para a vida. Queremos dar o pontapé inicial nessa cultura de cuidados com a saúde mental e bem-estar emocional de todos.” A psicóloga permaneceu na empresa para os atendimentos agendados no consultório terapêutico.

No penúltimo dia da programação, a psicóloga Jaidete Silva da Trindade Neta se deslocou até a Unidade Marituba, onde ministrou palestras, participou de rodas de conversa e realizou os atendimentos aos colaboradores.

“Gostei muito da apresentação da psicóloga por fugir das informações técnicas e focar no contexto humano. Em cada sintoma abordado foi possível associar a uma situação vivida no passado, e as vivenciadas nos dias de hoje por conhecidos. Em 2004, fui diagnosticado com Síndrome do Pânico e precisei de três anos de tratamento até alcançar a cura. Temos que viver a vida, valorizar os bons momentos e ocupar nossa mente com coisas boas”, declarou Lenilson de Almeida Santos, supervisor de Controle de Qualidade da Unidade Marituba.

As ações foram encerradas com os atendimentos terapêuticos agendados no dia 27 para os colaboradores da Unidade Marituba. “Este marco inicial das ações do Janeiro Branco no Grupo Carlos Lyra demonstra a preocupação da empresa em manter o ambiente saudável e preservar a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Com a continuidade dessas ações será possível proporcionar uma melhoria significativa na motivação, no foco e nas relações de trabalho como um todo”, acrescentou Jamile Lima Santos, analista de Gestão de Pessoas da Marituba.

A enfermeira do Trabalho das duas Unidades industriais alagoanas, Jacineide Silva, pontuou que a presença de um profissional de psicologia na empresa é bastante benéfico. “Precisamos acompanhar os nossos colaboradores a fim de que eles possam desempenhar um bom serviço, estando bem fisicamente e mentalmente. Nós temos feito um trabalho de quebra de paradigmas, para que os colaboradores comecem a se familiarizar com o tema saúde mental e, com essa profilaxia, a tendência é que tenhamos um ambiente laboral muito mais saudável, equilibrado e produtivo.”

Escritório de Maceió

A gerente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté, Marta Luciana Sampaio, fez um balanço da intensa semana de atividades e celebrou a interação dos colaboradores das três Unidades Industriais, que contou com a participação de colaboradores de todos os setores. “Foi um passo extremamente importante, pois conseguimos identificar alguns casos e, através das parcerias firmadas, foi possível encaminhá-los para um tratamento profissional.”

Ascom Usina Caeté

Skip to content