Close

Notícias

Pesquisadores de oito países visitam Unidade Paulicéia

Pesquisadores de oito países visitam Unidade Paulicéia

Estudiosos da Espanha, Colômbia, Peru, México, Uruguai e Equador, além de alunos da graduação de Agronomia da Universidade Estadual Paulista – Unesp, realizaram no último dia 15 uma visita técnica à Usina Caeté – Unidade Paulicéia, localizada no Oeste paulista.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da Unidade Paulicéia, Francine Gonçalves, recepcionou os visitantes dando-lhes as boas-vindas em nome do Grupo Carlos Lyra. Inicialmente, foi exibido o vídeo institucional da Usina Caeté e apresentada a equipe de trabalho da unidade industrial. “Ressaltamos a importância desta troca de vivências profissionais, e oportunamente agradecemos a toda a equipe da Unidade Paulicéia por estar sempre unida e trabalhando em prol do bem comum.”

Os visitantes percorreram as áreas industrial e administrativa da empresa. Na ocasião, os pesquisadores assistiram palestras e participaram de discussões relacionadas ao tema do uso de biomassa para a produção de energia.

“Os alunos da UNESP e os pesquisadores estrangeiros conheceram nossa Planta de Etanol e Energia Elétrica, onde apresentamos os processos e controles aplicados em todas as etapas para obtenção do Etanol hidratado e anidro, como também o sistema de cogeração de energia elétrica instalado”, destacou José Márcio Pereira, gerente industrial, assinalando que “é sempre gratificante contribuir com a divulgação de conhecimentos sobre a obtenção de um produto tão importante na economia do Brasil, além de expor como o Grupo Carlos Lyra visa implementar e trabalhar com novas tecnologias, buscando sempre superar suas metas e melhorar o ambiente com a sociedade onde estão instaladas suas plantas.”

Segundo a professora Carolina Bonini, engenheira agrônoma e doutora em sistemas de produção com ênfase em solos e recuperação de áreas degradadas, o objetivo da visita foi conhecer a produção de energia através da Biomassa. “O Encontro de Pesquisadores da Rede Iberomasa teve início em outubro de 2019, em Guayaquil – Equador, em 2020, devido a pandemia, foram realizadas atividades online e em setembro de 2021, em Valladolid – Espanha. Trata-se de um evento para divulgação de pesquisas científicas que reúne professores e pesquisadores de diversas áreas dos países que compõem a Rede Iberomassa, do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED). A Rede conta com 112 pesquisadores de 24 grupos de pesquisa de 17 países”, explicou a professora associada.

IBEROMASA – a Doutora Carolina Bonini mencionou que a Iberomasa é uma rede patrocinada pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), no qual envolve acadêmicos, pesquisadores, empresas e representantes de administrações públicas que estudam o possível uso da biomassa gerada no ambiente agroflorestal como fonte de energia na América Latina, cuja meta é orientar melhor as políticas de promoção do uso desse recurso como ferramenta de desenvolvimento dentro da gestão sustentável.

“A ação apresentada na Rede Iberomasa tem o objetivo geral de desenvolver, aprimorar e/ou adaptar tecnologias para a uso eficiente de combustíveis de biomassa sólida para usos térmicos, tanto no uso doméstico e em pequenas indústrias, em áreas rurais e urbanas marginais, que são tecnicamente, economicamente e socialmente viáveis, replicáveis e que contribuam diretamente para o desenvolvimento sustentável, equidade de gênero e proteção ambiental na Região Iberoamericana. A necessidade de substituir o petróleo e o carvão por fontes de energia inesgotáveis e mais limpa levou à busca de alternativas baseadas na transformação de biomassa para produzir biocombustíveis (pellets, biodiesel ou bioetanol), acrescentou a professora.

Outra questão enfatizada por Carolina Bonini é que a Rede Iberomasa visa gerar conhecimento sobre as condições de produção, rendimentos, custos e rentabilidade das plantações energéticas para a obtenção de biocombustíveis sólidos destinados a aliviar a dependência do setor industrial em relação aos combustíveis fósseis. “Nesse sentido, os instrumentos oferecidos pelas diferentes organizações para a interação entre os grupos de trabalho de todos os pontos do planeta são elementos essenciais para comparar ideias, aprender de todas as experiências, e reunir os diferentes povos e culturas em um objetivo comum, que é colaborar para melhorar nosso meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.”

Para o superintendente agroindustrial da Unidade Paulicéia, Glênio Fireman, essas oportunidades representam um importante momento para que haja uma grande troca de experiências entre todos os envolvidos. “Receber os parceiros da UNESP é sempre uma satisfação para toda nossa equipe.”

Os pesquisadores foram acompanhados também pelos supervisores de Produção de Açúcar e Álcool, Victor Lyra e de Manutenção Elétrica e Instrumentação, Antônio Berti, respectivamente, além do técnico em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Anderson Ponso.

Ascom Usina Caeté

Skip to content