Close

Notícias

Unidade Paulicéia promove ação de sensibilização contra Queimaduras

Unidade Paulicéia promove ação de sensibilização contra Queimaduras

A campanha Junho Laranja foi realizada pela Usina Caeté – Unidade Paulicéia, de 20 a 24 deste mês, envolvendo os setores de Segurança do Trabalho, Gestão de Pessoas e de Saúde Ocupacional e teve por objetivo sensibilizar os colaboradores para os riscos de queimaduras.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha Junho Laranja deste ano traz como tema Comunidade Segura, livre de queimaduras. A data foi instituída pela Lei n° 12.026/2009 com o propósito de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados.

De acordo com Ricardo Picinini, responsável pela área de Segurança do Trabalho, a ação foi motivada para alertar sobre a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual – EPIs e os cuidados que devem ser tomados diariamente. “Segundo a SBQ, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse incidente todos os anos. Na maioria das vezes é possível evitar! Por isso, a importância da campanha. Enfatizamos para nossos colaboradores onde o risco está presente, dentro e fora da empresa”, salientou Ricardo Picinini, acrescentando que foram apresentadas estatísticas de ocorrência, divulgando as principais causas e tipos de queimaduras, e os cuidados de primeiros socorros para cada tipo de lesão.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas, Francine Gonçalves, a campanha contemplou cerca de 600 colaboradores e fez um alerta sobre a temática e as consequências perigosas das queimaduras. “Nosso trabalho foi chamar a atenção dos nossos colaboradores sobre os riscos e as consequências graves das queimaduras, resultando em sequelas físicas, emocionais, financeiras e sociais permanentes”, frisou a coordenadora.

A abordagem contou com a distribuição de material informativo, contendo dados relevantes sobre a temática. O enfermeiro do Trabalho, Carlos Terence acompanhou toda a campanha e foi o responsável pela orientação de como identificar e proceder com as queimaduras, e onde buscar ajuda, “É importante para a Enfermagem participar da campanha Junho Laranja, pois levamos noções em primeiros socorros na questão de queimaduras para fora do ambiente comum de treinamento, visando sanar as dúvidas sobre a questão.”

Ascom Usina Caeté

 

Skip to content