Close

Notícias

Câmara de Delmiro Gouveia concede Título de Cidadão Honorário (in memoriam) ao industrial Carlos Lyra

Câmara de Delmiro Gouveia concede Título de Cidadão Honorário (in memoriam) ao industrial Carlos Lyra

A Câmara Municipal de Delmiro Gouveia (CMDG) aprovou na Sessão Ordinária da última quinta-feira, dia 17, a concessão do Título de Cidadão Honorário ao industrial Carlos Lyra (in memoriam).

O autor do projeto foi o vereador Júnior Lisboa (PSB), sendo aprovado por unanimidade de votos. A entrega da honraria à família vai ser realizada em uma Sessão Itinerante, no próximo dia 25 de março, data da lançamento oficial do Shopping da Vila, empreendimento pertencente ao Grupo Carlos Lyra.

Homenageado

Doutor Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto, era filho de Salvador Pereira de Lyra e Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra, tradicional família ligada a agroindústria da cana-de-açúcar. Foi fundador do Grupo Carlos Lyra, um conglomerado de empresas com atuação nos segmentos sucroenergético, pecuária, têxtil, fertilizantes, radiodifusão e táxi aéreo.

Doutor Carlos formou-se em Engenharia Química na universidade de Indiana, nos Estados Unidos (1947/1951). Em 1951, assumiu o controle acionário da Algodoeira Lagense, comercializando algodão, mamona e fumo e, em 1965, adquiriu a Usina Caeté, em São Miguel dos Campos (AL), ingressando no segmento sucroenergético. Com características únicas e visionárias, Doutor Carlos construiu a Usina Caeté – Unidade Marituba, em 1979, situada em Igreja Nova e adquiriu a Usina Caeté – Unidade Cachoeira, em 1986, em Maceió, consolidando-se como o maior Grupo de Alagoas. Com a expansão para o Sudeste, construiu a Usina Caeté – Unidade Volta Grande, em 1996, no município de Conceição das Alagoas e assumiu, no ano de 2001, o controle acionário da Usina Caeté – Unidade Delta, ambas localizadas no Triângulo Mineiro. Doutor Carlos foi além e, no ano de 2007, implantou no Oeste paulista a Usina Caeté – Unidade Paulicéia, em Paulicéia, transformando-se em um dos mais influentes industriais do setor sucroenergético do Brasil.

Foi Senador da República no período de 1979 a 1987. Em seu vasto currículo, Doutor Carlos Lyra foi Conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Membro Conselheiro do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e Membro da Comissão Brasileira na reunião anual da Junta de Governadores do FMI – Fundo Monetário Internacional, realizado na cidade de Salzburger na Áustria.

Em 1992, Doutor Carlos Lyra, com sua experiência na comercialização do algodão e a convivência com o setor têxtil, adquiriu a Fábrica da Pedra, localizada no município de Delmiro Gouveia (AL). O industrial, que sempre destacou o potencial da região do Alto Sertão e sua admiração pelo povo sertanejo, modernizou o parque fabril e conquistou os mercados brasileiro e sul-americano. Vale destacar que Doutor Carlos era extremamente dedicado à Fábrica da Pedra e deixava claro seu entusiasmo pela empresa.

O legado de Doutor Carlos Lyra traduz uma expressiva história de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Casou-se com a americana Nancy Virgínia Karns Lyra, com quem teve dois filhos: Robert e Elizabeth. Faleceu no dia 20 de agosto de 2017.

Ascom Usina Caeté

Skip to content