Close

Notícias

Aprendizes visitam Oficina Agrícola da Usina Caeté

Aprendizes visitam Oficina Agrícola da Usina Caeté

50

Aprendizes do curso de Mecânica de Manutenção de Tratores da Usina Caeté, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AL), realizaram no último dia 25 uma visita técnica à oficina agrícola da empresa.

Acompanhados pelo instrutor da disciplina, José Cleto de Araújo Alves, os 18 alunos tiveram a oportunidade de observar a rotina dos mecânicos da usina. “O objetivo é por em prática tudo aquilo que foi dado em sala de aula, e com isso despertar o interesse deles pela profissão, o grau de responsabilidade e comprometimento com as tarefas que cada profissional desempenha. E o mais importante, de como trabalhar em equipe e interagir ao mesmo tempo com diferentes atividades dentro do setor de trabalho”, destacou José Cleto.

O instrutor salientou ainda que os alunos conheceram algumas das ferramentas utilizadas pelos mecânicos e observaram atentamente os serviços realizados. “Nossa turma de aprendizes viu também a montagem e desmontagem de motores, troca de peças, montagem e desmontagem de partidas, alternadores, sistema de ar condicionado, soldagem, utilização do maçarico de corte, como desenhar e cortar com o maçarico na chapa de ferro, lubrificação, troca de óleos, troca de filtros e conheceram o laboratório de análise de óleo, e como funciona um torno mecânico, entre outras atividades ali desenvolvidas”.

Para a aluna Renária Mirelle Ventura dos Santos (21), a experiência vivida na oficina agrícola da Usina Caeté foi bastante enriquecedora. “Colocamos em prática os conhecimentos que adquirimos nas aulas teóricas. Já tive o prazer de conhecer três áreas diferentes: a elétrica, a caldeiraria e a análise, que apesar de serem de atuações diferentes, estão super interligadas quando se trata do processo. Não vejo a hora de começarmos o período da prática, para aprofundar e adquirir ainda mais conhecimentos, tanto nas áreas mecânicas, quanto na administrativa, que também tive o prazer de conhecer um pouco e onde me identifiquei bastante. Sou grata a Usina Caeté por esta oportunidade, a qual estou aproveitando ao máximo!”.

Diogo Guilherme dos Santos (21), qualificou como uma das melhores oportunidades já vividas. “Consegui assimilar várias atividades mecânicas e elétricas que, com certeza, levarei para a vida inteira! Foi bastante interessante e gratificante para mim! Os funcionários da garagem são bem receptivos com os aprendizes e nos deram total suporte sobre a área, além de dicas, conselhos, forma prática do trabalho em si! Me senti um verdadeiro colaborador da Usina Caeté”.

A analista de Gestão de Pessoas e mobilizadora do Programa de Aprendizagem da Usina Caeté, Eliene Melo, salientou a boa acolhida da gerência e dos profissionais da oficina. “A receptividade é grande e eles não medem esforços para ensinar as atividades desenvolvidas na área”, finalizou.

Ascom Usina Caeté

Skip to content