Close

Notícias

Covid-19: Usina Caeté reforça medidas preventivas

Covid-19: Usina Caeté reforça medidas preventivas

Nesta terça-feira, 26, os setores de Gestão de Pessoas e de Saúde Ocupacional realizaram mais uma ação direcionada às orientações contidas no protocolo estabelecido pela Usina Caeté, que reforça as medidas preventivas contra o novo coronavírus. “O foco principal dessa ação é conscientizar os colaboradores da importância de se proteger neste momento em que os números da Covid-19 estão aumentando”, ressaltou o enfermeiro do Trabalho, Gessivan Veríssimo.

Segundo ele, pela variante do vírus já registrada, torna-se ainda mais importante a prevenção. “Com a lavagem frequente das mãos, utilização da máscara e, principalmente, mantendo o distanciamento, é possível evitar o contágio”, acentuou o enfermeiro, acrescentando ainda que é vital não retirar a máscara durante a jornada de trabalho, a não ser quando houver a necessidade de tomar água ou estiver num ambiente de circulação livre.

Outro ponto destacado pelo profissional de Saúde foi a proximidade do Carnaval, pois diante do elevado índice de pessoas infectadas, é preciso cautela antes de pensar em promover alguma atividade com outras pessoas fora do convívio familiar. “Sabemos que é uma festa coletiva e a grande parte da população ainda não está convencida de que este não é um momento de confraternização. Devemos ser conscientes e nos resguardar, para que possamos ter um controle mais eficaz”.

“Este é o momento de focarmos na prevenção. Prevenir ainda é a melhor forma, levando em consideração que temos uma solução fácil para fazer isso, pois o vírus pode ser neutralizado com água e sabão, além do álcool 70º para higienização das mãos, utilização correta das máscaras e respeitando o distanciamento social”, finalizou Gessivan Veríssimo.

Ações preventivas – Antes mesmo da confirmação do primeiro caso de uma pessoa infectada no Brasil, fato registrado em 26 de fevereiro de 2020, a Usina Caeté, por meio do seu comitê multisetorial, iniciou a divulgação de medidas preventivas contra a Covid-19 para seus colaboradores em 14 de fevereiro do ano passado. Em março, por determinação da Diretoria, foi iniciada a produção de álcool 70° para reforçar a higienização dos setores, doação aos colaboradores e a instituições públicas e filantrópicas de Alagoas e São Paulo. Entre as medidas adotadas estão: distribuição de máscaras, aferição da temperatura na chegada a empresa, acompanhamento dos colaboradores afastados por síndromes gripais, reforço na higienização e distribuição de suportes com álcool 70° nos setores da empresa, adequação no layout do restaurante e áreas de lazer, garantindo assim um maior distanciamento social.

Teleconsulta – Uma iniciativa que resulta das medidas de atenção à saúde e segurança foi a implantação de um Serviço de Teleconsulta, direcionado aos colaboradores e seus dependentes. Em 20 de maio, o novo canal de atendimento iniciou seu funcionamento, e até hoje uma equipe médica vem mantendo um papel fundamental no tratamento e acompanhamento dos pacientes.

Para a gerente de Gestão de Pessoas, Marta Luciana Sampaio dos Santos, as ações implementadas traduzem o compromisso da empresa com seus colaboradores. “Cada um deve fazer a sua parte para que possamos continuar a desempenhar nossa atividade, essencial para a sociedade. Ao adotarmos ações de saúde preventiva, buscamos uma compreensão de que é possível manter um ambiente de trabalho seguro. A Usina Caeté não tem medido esforços para que seus colaboradores trabalhem em segurança”.

Carmem Valéria Neves dos Anjos (Mte 579/AL)

 

Skip to content