Close

Notícias

Pauliceia: Tucanos visitam diariamente unidade industrial

Pauliceia: Tucanos visitam diariamente unidade industrial

Foto: Ane Caroline Pinheiro Paes (Assistente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté S/A – Unidade Pauliceia)

Um dos mais belos exemplos de compatibilização entre a atividade industrial e o meio ambiente vem ocorrendo, diariamente, na Usina Caeté – Unidade Pauliceia. Curiosamente, dois tucanos visitam a empresa todas as manhãs e tardes. O registro fotográfico foi da assistente de Gestão de Pessoas, Ane Caroline Paes, salientando que os pássaros não faltam um único dia e, se a porta da sala de espera estiver aberta, eles entram sem a menor cerimônia.

O engenheiro ambiental e especialista em Segurança do Trabalho da Pauliceia, Ricardo Jampani Picinini, relatou que os tucanos são aves pertencentes à Ordem Piciforme, da Família Ramphastidae, composta por cerca de 30 espécies encontradas principalmente no Brasil, México e Argentina.

“São aves sem hábitos migratórios arborícolas (que vive nas árvores), frugívoros, se alimentam principalmente de frutas, complementando a dieta com alguns insetos e pequenas presas, e vivem em bandos”, destacou Ricardo Jampani Picinini.

O engenheiro ambiental fez questão de afirmar que as aves visitam a sede da usina, sem que haja nenhuma ação ou interferência por parte dos colaboradores nesse momento, apenas a contemplação. “Fatores como ausência das queimadas, manutenção da vegetação nativa no entorno da empresa, reflorestamento realizados nas Áreas de Preservação Permanente (APP), juntamente com a coibição da caça predatória, contribuem significativamente para o surgimento dessas aves e outros animais em nosso parque industrial”, finalizou.

Nomenclatura – em consulta ao ornitólogo alagoano Fernando Pinto, o nome científico dessas aves é Ramphastos toco, popularmente conhecido como tucanuçu, tucanaçu, tucano-grande e tucano-boi.

Carmem Valéria Neves dos Anjos (Mte 579/AL)

Skip to content