Close

Notícias

Unidade Pauliceia: ciclo de palestras beneficia produtores rurais e funcionários municipais

Unidade Pauliceia: ciclo de palestras beneficia produtores rurais e funcionários municipais

Numa parceria entre a Usina Caeté S/A – Unidade Pauliceia e a Prefeitura Municipal de Santa Mercedes foi realizada, no último dia 21, uma palestra sobre prevenção e combate a Incêndio na área rural, direcionada a produtores rurais, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Departamento de Vigilância Sanitária de Santa Mercedes. O engenheiro de Segurança do Trabalho, Ricardo Jampani Picinini, foi o responsável por ministrar esta palestra.

Dando continuidade a essa parceria uma nova palestra foi realizada, no dia 23, para o mesmo público alvo. Desta vez, a temática abordou o manejo e a conservação de solo, sendo ministrada pelo supervisor de Tratos Culturais, Josué Santos de Deus.

“A parceria com a Usina é fundamental tanto nesse projeto, como também em outros que temos. Acompanhamos os trabalhos que a Usina realiza no combate aos incêndios e precisamos conscientizar a população e os agricultores que ainda realizam essa prática de queimadas. Estamos trabalhando com o projeto Município Verde Azul para tentar trazer o certificado para nossa cidade”, salientou a chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ariadny Rocha Dias.

As palestras foram realizadas no Centro de Educação Ambiental em Santa Mercedes, no Oeste paulista.

Carmem Valéria Neves dos Anjos (Mte 579/AL)

 

“O evento foi importante para estreitar a relação da Usina com os agricultores da região, e contribuiu com informações técnicas para aprimoramento das práticas de conservação e cultivo do solo. Dessa forma, a Usina Caeté – Unidade Paulicéia reforça seu compromisso com a responsabilidade ambiental.”

Josué Santos de Deus
Supervisor de Tratos Culturais

 

“Quando o assunto é meio ambiente, a Usina Caeté – Unidade Pauliceia está sempre atenta às práticas conservacionistas. Contudo, nesta época do ano, em que aumenta expressivamente o número de incêndios (acidentais ou criminosos) na cana-de-açúcar e na vegetação nativa, a empresa redobra os cuidados. Nosso objetivo foi repassar nossa vivência, ofertando aos proprietários rurais noções de como agir em uma situação de emergência e, principalmente, falar sobre as práticas de prevenção de incêndios. Ao buscarmos uma aproximação com os proprietários circunvizinhos, tentamos reduzir o número das ocorrências de queimadas. Essa conscientização contribui ainda para mínimizar não só os impactos ambientais, como os econômicos. Outro aspecto importante foi a divulgação esclarecendo que a empresa não utiliza o fogo como método facilitador de colheita. Essa informação foi uma quebra de paradigma juntos aos participantes. Foi uma satisfação muito grande poder ajudar a formar um elo de comunicação e parceria entre a empresa e os proprietários rurais.”

Ricardo Jampani Picinini
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Skip to content