Close

Notícias

Marituba: atividades educativas marcam Semana do Meio Ambiente em escola pública

Marituba: atividades educativas marcam Semana do Meio Ambiente em escola pública

 

Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Usina Caeté S/A – Unidade Marituba promoveu, no último dia 07, diversas ações socioeducativas envolvendo alunos da Escola Municipal Edelvita Glória Luz, de Igreja Nova.

De acordo com a coordenadora ambiental da Usina Caeté S/A, Maria de Fátima Araújo, durante todo o dia as crianças participaram de atividades que ressaltaram a necessidade de preservar o meio ambiente. “Nossa empresa deu suporte técnico às atividades propostas e doou mudas de pau-brasil (Caesalpinea echinata), para a realização de um plantio simbólico”, destacou a coordenadora.

A estagiária da Unidade Marituba, Fernanda Gomes Santos, que está em formação para técnica em meio ambiente, fez o reaproveitamento de óleo de cozinha para produzir sabão. “Na escola foram mostrados todos os ingredientes utilizados na fabricação e o sabão já pronto. “As crianças são na maioria muito pequenas, e a orientação foi levar o recado para as mães não derramarem o óleo na pia, pois pode ser reutilizado e gerar renda”.

Na oportunidade, foram exibidos painéis de sucatas, confeccionados pelas professoras da escola, e um jardim, criado com a reutilização de pneus e idealizado pelo colaborador Wellington Antônio dos Santos, auxiliar de Serviços Gerais da Marituba.

Maria de Fátima Araújo assinalou que no momento do plantio simbólico foi abordada a importância do reflorestamento e a forma como deve ser plantada e cuidada cada espécie, firmando o compromisso de voltar para verificar o desenvolvimento das futuras árvores, que farão sombra dentro da área de lazer da escola.

“Gostei muito da programação, porque pude aprender sobre a preservação do meio ambiente, a separação do lixo utilizando as cores certas para o papel, plástico, orgânico, metal e vidro. Não podemos jogar lixo no solo e também nos rios, porque polui e mata os peixinhos. Plantamos também mudas de Pau Brasil para demonstrar a importância delas para o meio ambiente”, afirmou Maria Eduarda Vasconcelos Calixto, aluna do 4º ano.

“É sempre uma experiência enriquecedora e gratificante, pelo fato de se observar o interesse das crianças na separação e reutilização dos resíduos e na preservação do meio ambiente”, finalizou Maria de Fátima.

Participaram da comissão organizadora dessas atividades ambientais: Maide da Conceição Barros dos Anjos, diretora da escola, Telma Ferreira Dantas, coordenadora escolar, Edineide Rodrigues Campos, professora, além da coordenadora ambiental, Maria de Fátima Araújo, da analista de Gestão de Pessoas, Jamile Maria Lima Santos e da Estagiária Fernanda Gomes Santos, representantes da Unidade Marituba.

Carmem Valéria Neves dos Anjos Mtb/AL

 

Skip to content