A Usina Caeté e suas Unidades Cachoeira e Marituba encerraram a moagem 2012/2013 no estado de Alagoas.
Ao todo, as três usinas esmagaram o equivalente a 4,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
A Caeté, em São Miguel dos Campos, encerrou suas atividades no último dia 10 de março. A Unidade Cachoeira, situada em Maceió, finalizou a safra no dia 18.
A Marituba, localizada na região do Baixo São Francisco, foi a última a parar sua produção, ocorrida na última terça-feira (26). Em virtude da seca em Alagoas, foi registrada uma queda na produtividade das três usinas de aproximadamente 11% (TCH – tonelada cana por hectare), percentual referente à cana própria.
“Se não fosse por nossa estrutura nos sistemas de irrigação essa perda poderia ter sido bem maior”, acentuou Aryl Lyra, Diretor do Grupo Carlos Lyra. “Do ponto de vista industrial a moagem foi excelente.
Tivemos um tempo melhor aproveitado que nas últimas safras, como também uma maior eficiência de recuperação e uma cana-de-açúcar com qualidade superior as das safras anteriores.
Geralmente nos anos secos estes itens tendem a melhorar. Apesar da estiagem, conseguimos manter a quantidade de cana moída nas usinas, e até superar, pois aumentamos a quantidade de cana de fornecedor”, informou o Assessor da Diretoria Luiz Magno Tenório de Brito. Segundo ele, os rendimentos industriais também foram superiores aos das últimas safras. “Tivemos uma boa produção de açúcar e uma das maiores produções de etanol já verificadas. Com as modificações efetuadas nos setores de filtragem de cachaça nas usinas Caeté e Marituba tivemos uma menor perda de açúcar nestes setores. Em linha geral, as perdas industriais foram menores que nos últimos três anos”, assinalou o Assessor da Diretoria.
Já a Unidade Paulicéia, situada no Oeste Paulista, iniciou na última segunda-feira (1°) a safra 2013, com a expectativa de moer aproximadamente 2,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
Entre os estados de Alagoas e São Paulo, mais de 40 municípios são beneficiados diretamente com as usinas do Grupo Carlos Lyra.
Carmem Valéria N.