Close

Notícias

Novembro Azul: Grupo Carlos Lyra adere à campanha de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Grupo Carlos Lyra adere à campanha de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: enfermeiro do Trabalho da Unidade Paulicéia, Carlos Terence Fernandes Silva, durante sensibilização no campo.

Novembro Azul: enfermeiro do Trabalho da Unidade Paulicéia, Carlos Terence Fernandes Silva, durante sensibilização no campo

O slogan não poderia ser mais provocativo: “Homens, agora é a sua vez de dar o exemplo”. Diante de um assunto de extrema seriedade, o Grupo Carlos Lyra iniciou em suas empresas uma campanha de prevenção contra o câncer de próstata.

Seguindo a metodologia aplicada em campanhas preventivas anteriores, estão sendo realizadas sensibilizações envolvendo colaboradores das áreas industrial e agrícola, onde o enfermeiro do Trabalho faz uma abordagem sobre a sintomatologia da doença e exames preventivos.

De acordo com Gessivan Veríssimo, Enfermeiro de Trabalho do Grupo Carlos Lyra, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que o câncer de próstata continua sendo o segundo tipo que mais mata homens.

  • “Só em 2012 foram diagnosticados 47 mil novos casos, fazendo com que a cada 66 minutos um homem venha morrer de câncer, totalizando oito mil óbitos por ano no Brasil”.

    Gessivan Veríssimo ressalta que a principal barreira tem sido o preconceito pelo desconhecimento de medidas simples e eficazes para combater uma doença tão grave.

  • “A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que todo homem com mais de 45 anos de idade deverá procurar um urologista para avaliação de rotina uma vez por ano”.

    O câncer de próstata em seu início é assintomático, o que favorece sua disseminação para outros órgãos vitais, por isso, todo homem que apresentar sintomas urológicos deverá procurar de imediato um serviço de saúde. “Devemos ficar atentos a sintomas como: urinar pouco de cada vez; sentir dor ao urinar; urinar com frequência, especialmente durante a noite; presença de sangue na urina ou no sêmem; ejaculações dolorosas e outros sintomas urológicos”, destacou Veríssimo.

    Para o motorista José Moreira de Carvalho Filho, de 53 anos, que trabalha há 11 anos na Usina Caeté, em São Miguel dos Campos (AL), os exames preventivos são fundamentais para garantir uma vida tranquila. “Costumo me consultar anualmente com o urologista e faço todos os exames necessários, além de tentar convencer meus colegas de trabalho e amigos sobre a seriedade desse assunto”, afirmou. Moreira citou alguns exemplos de conhecidos que tiveram que ser submetidos à cirurgia, por criar resistências, principalmente ao exame do toque retal. “É um exame simples e rápido.

  • Os homens precisam entender que este exame ainda é o mais eficaz e que pode salvar muitas vidas”. Indagado sobre a campanha na empresa, o simpático colaborador não pensou duas vezes em tecer elogios pela iniciativa: “Precisamos divulgar mais esse assunto, e toda campanha quando é bem elaborada consegue deixar uma mensagem de alerta para os homens.

  • Espero que meus colegas sigam meu exemplo e se previnam contra uma doença tão séria.

  • Deixar de lado o preconceito é o primeiro passo”, finalizou.

    Novembro Azul – há dez anos, surgiu na Austrália o movimento intitulado Novembro Azul, na comemoração do dia internacional do homem.

    Skip to content