Close

Notícias

Marituba promove I Consulta Pública

Marituba promove I Consulta Pública

Com o objetivo de apresentar e discutir suas atividades agrícolas, industriais e socioambientais foi realizada na última quarta-feira (28), a I Consulta Pública da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba. O evento, ocorrido no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem), contou com a participação de representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada dos municípios de Igreja Nova, Penedo e São Sebastião.

A programação teve início com a exibição do vídeo institucional do Grupo Carlos Lyra. O gerente-geral da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, Fabrizzio Tenório, apresentou aspectos relacionados à geração de emprego e renda, pagamento de tributos e os dados da última safra. “A Marituba gera diretamente mais de 2.500 empregos na região, durante o período de moagem”.

Tenório salientou ainda o reconhecimento internacional concedido pela Greenergy, que permitiu a comercialização do etanol produzido pela Marituba e Caeté no seleto mercado do Reino Unido. “Sem práticas socioambientais sérias, jamais conseguiríamos essa obtenção”, assinalou.

O gerente industrial, Aldevan Júnior, falou sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e suas peculiaridades no processo produtivo. “O atendimento às normas agrega maior valor aos nossos produtos”.

Em seguida, a coordenadora de Gestão de Pessoas da usina, Gessiedina Tomaz, fez um breve relato sobre responsabilidade social. Em sua apresentação, a coordenadora enfocou o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 31, que trata sobre as atividades rurais.

Gessiedina Tomaz destacou para os convidados a integração dos colaboradores das áreas rural e urbana que, segundo ela, permite um conhecimento maior sobre a empresa.

Outro importante projeto elencado pela coordenadora foi o de cultura de subsistência, desenvolvido graças a uma parceria envolvendo as prefeituras e comunidades do entorno, beneficiando cerca de 500 famílias. “Vale salientar a atenção que a empresa tem com a capacitação dos nossos colaboradores”, afirmou Gessiedina Tomaz, enfatizando que investir nos profissionais é uma das premissas do Grupo Carlos Lyra.

As ações de responsabilidade ambiental foram explanadas pelo consultor agrícola Shirlan Madeiros, que intercalou sua apresentação com a exibição de clippings eletrônicos com reportagens veiculadas na mídia televisiva sobre os projetos ambientais desenvolvidos na usina. “Nossa unidade foi pioneira na implantação dos sinalizadores eletrônicos nas rodovias, que indicam os locais de saída de caminhões que fazem o transporte da cana-de-açúcar”, afirmou.

Entre os assuntos, a cogeração de energia elétrica mereceu um destaque especial. De acordo com o consultor, após a aquisição de um novo gerador em 2007, a usina produz energia para autossuprimento e vende o excedente para uma concessionária. “O consumo de uma cidade como Penedo equivale a 9 MWh. Durante a safra, a Marituba produz 14 MWh de energia elétrica e, em breve, poderemos ampliar a geração de energia para um período maior utilizando o eucalipto, madeira largamente utilizada para fins energético”, completou Shirlan Madeiros.

Ao final do evento, os convidados participaram de um debate com os palestrantes. A I Consulta Pública da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba integra algumas das ações propostas pela Política da Qualidade adotada pela empresa que visa à melhoria contínua do processo e um relacionamento mais próximo com a comunidade do entorno.

Galeria de imagens:

Carmem Valéria Neves dos Anjos
Assessoria de Comunicação

Skip to content