Close

Notícias

Usinas realizam Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Usinas realizam Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Usina Caeté S/A, Matriz e as unidades Marituba e Cachoeira, localizadas no Estado de Alagoas, realizaram durante os meses de julho e agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A programação incluiu abordagens sobre Prevenção de Câncer de Próstata e de Mama, Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs), Hipertensão Arterial, Diabetes, Segurança no Trânsito, Espaço Confinado, Riscos Ergonômicos, Combate a Incêndio, Riscos em Eletricidade, Importância da Ginástica Laboral, Recursos Hídricos, Orçamento Familiar, Primeiros Socorros e Proteção Auditiva.

Cerca de 300 colaboradores de cada unidade industrial participaram das atividades. Para o Enfermeiro do Trabalho da Usina Caeté, Gessivan Veríssimo, responsável pela abordagem sobre Prevenção de Câncer de Próstata e DSTs, Hipertensão Arterial e Diabetes, as discussões foram oportunas para uma maior conscientização sobre assuntos complexos e preocupantes na atualidade. “Durante todos os momentos os colaboradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as DSTs, conhecer melhor a fisiologia de sua sexualidade e de como prevenir o Câncer da Próstata e do Pênis”, afirmou.

Segundo Gessivan Veríssimo, é gratificante poder atuar na iniciativa privada e está contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. “A intenção é torná-los mais produtivos, saudáveis e, sobretudo, multiplicadores do que eles conseguem assimilar durante esses momentos de aprendizado”.

Este ano, segundo relatou o coordenador de Segurança do Trabalho da Unidade Marituba, Jair Marinho, a SIPAT foi diferenciada no aspecto participativo, ou seja, houve uma integração maior entre os palestrantes e o público participante. “Foi surpreendente como nossos colaboradores questionaram sobre os assuntos abordados”, ressaltou Marinho, atribuindo esse diferencial ao intenso trabalho que vem sendo realizado para essa integração, de extrema importância num processo produtivo.

Segundo os organizadores do evento, os temas são abrangentes e de extrema importância para intensificar as campanhas realizadas ao longo do ano com os colaboradores da usina. Em média, houve uma redução de 9% na área industrial e 45% na área agrícola no número de acidentes de trabalho registrados nas três usinas de Alagoas em relação às duas últimas safras. Para o engenheiro de Segurança, Jameson de Oliveira Ramos, a meta é reduzir ainda mais esse índice através de ações preventivas.

A programação contou ainda com palestras de técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), Direplan, Previne e da ONG Renascer.

Carmem Valéria Neves dos Anjos
Assessoria de Comunicação

Skip to content