Notícias

Plantio beneficia comunidades do Baixo São Francisco

Uma parceria entre a Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, Prefeitura Municipal de Igreja Nova e Câmara de Vereadores está beneficiando cerca de 35 famílias das comunidades Alagoinhas e Perucaba, localizadas na região do Baixo São Francisco. A usina, maior geradora de empregos na região, cedeu uma área de 25 hectares para o plantio de feijão e milho, cuja colheita foi iniciada esta semana.

“A terraplanagem foi possível graças ao apoio do vereador de Igreja Nova Manoel Messias”, afirmou o gerente geral da usina, Fabrizzio Tenório. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município fez a seleção das famílias e disponibilizou um engenheiro agrônomo para dar suporte técnico aos agricultores.

Segundo o gerente geral da usina, a estimativa é colher 15 sacos de feijão e 20 de milho de 50 Kg por hectare. “Serão aproximadamente 180 pessoas beneficiadas diretamente com essa iniciativa, representando a geração de alimentos e renda para essa comunidade”, enfatizou Fabrizzio Tenório.

A área cedida pela Unidade Marituba para o plantio era considerada como sendo de repouso, ou seja, uma área destinada à renovação do canavial. A iniciativa beneficia também o solo através da adubação verde, técnica utilizada pelos agricultores há mais de mil anos, com o objetivo de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos agricultados.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Igreja Nova, José Luiz Lima Salgueiro, são iniciativas como esta que promovem não só a geração de renda, como também, denotam a preocupação dos empresários com a comunidade do entorno.

O agricultor Valdinez Rosa dos Santos, da comunidade Perucaba, ressaltou que essa oportunidade garantirá alimentos para o período médio de seis meses, além de representar um importante incremento na renda familiar. “Agradeço ao Grupo Carlos Lyra, a Secretaria de Agricultura e ao vereador Manoel Messias por esta ação”.

A iniciativa, realizada há vários anos, já beneficiou mais de 500 famílias da região do Baixo São Francisco. “É um compromisso social da empresa”, finalizou o gerente geral da Marituba, Fabrizzio Tenório.

Galeria de Fotos

Carmem Valéria Neves dos Anjos
Assessoria de Comunicação

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *