Close

Notícias

Dia do Meio Ambiente: técnicos da Usina Caeté debatem com comunidade ações ambientais

Dia do Meio Ambiente: técnicos da Usina Caeté debatem com comunidade ações ambientais

O projeto de reflorestamento de mata ciliar e as ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo Grupo Carlos Lyra foram temas de uma palestra proferida por técnicos da Usina Caeté S/A, no Dia Mundial do Meio Ambiente (05), no município alagoano de Jequiá da Praia.

A ação, promovida numa parceria entre a gerência da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá (Resex), Instituto Chico Mendes (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), secretarias municipais de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente, usinas Caeté, Roçadinho e Sinimbú, além da Colônia de Pescadores Z13, contou com a participação de alunos da rede pública de ensino e da comunidade da região.

O engenheiro agrônomo da Usina Caeté S/A, Marcelo Eduardo Rodrigues, destacou que há dois anos, o Grupo Carlos Lyra vem realizando um efetivo trabalho de preservação de uma área de aproximadamente 60 hectares, no entorno da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá, dos quais cerca de 30 hectares estão em uma Área de Preservação Permanente (APP) e os demais, são áreas cuja cultura da cana-de-açúcar foi abandonada, possibilitando uma recomposição natural da vegetação nativa.

“Frequentes reuniões são realizadas com a comunidade da região e com os órgãos ambientais com o objetivo de traçarmos estratégias para que ações futuras sejam implementadas naquela Unidade de Conservação, com ênfase para os projetos de reflorestamento e de educação ambiental”, destacou Marcelo Eduardo Rodrigues.
A Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá foi criada em 27 de setembro de 2001, através de decreto governamental e é uma das mais importantes Unidades de Conservação do Estado de Alagoas.

O ciclo de palestras foi acompanhado pela coordenadora de Gestão Ambiental da usina, bióloga Fátima Amorim e pelo assistente ambiental, Sérgio Murilo Lira Alves.

Carmem Valéria Neves dos Anjos
Assessoria de Comunicação

Skip to content