Close

Notícias

Grupo Carlos Lyra comemora Semana do Meio Ambiente

Grupo Carlos Lyra comemora Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente será comemorada nas três unidades da Usina Caeté S/A instaladas em Alagoas com um seminário voltado aos colaboradores envolvidos diretamente no projeto de preservação ambiental. As palestras serão ministradas pela coordenadora de meio ambiente da usina, Maria de Fátima Amorim e pelo consultor ambiental Antônio Wilton Carvalho.

A abordagem realizada envolverá dois importantes aspectos: as ações ambientais de cada unidade industrial e sobre licenciamento Integrado das áreas industrial e agrícola das usinas pertencentes ao Grupo Carlos Lyra. “Nosso objetivo é esclarecer os colaboradores sobre a importância do atendimento á legislação ambiental em vigor e sobre a adequação aos investimentos realizados na área”, esclarece Fátima Amorim.

Em se tratando dos inúmeros investimentos ao longo dos anos nas usinas, destacam-se a melhoria na destinação dos resíduos sólidos gerados na unidade industrial, a construção de uma área adequada para o armazenamento de produtos químicos e a redução no consumo de água na indústria, este último, resultante de um investimento na reutilização da água no processo. “Muito em breve cada unidade do Grupo Carlos Lyra em Alagoas terá uma célula controlada para a disposição adequada dos resíduos comuns, representando um importante avanço que envolve a problemática em torno do assunto”, ressalta a coordenadora.

Para Fátima Amorim uma das ações de maior expressividade implementada pelo conglomerado no Estado foi a criação de duas reservas legais que juntas somam um total de 1.841 hectares. A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Salvador Lyra, localizada na Unidade Marituba é considerada a segunda maior reserva de restinga do Nordeste. Já a RPPN Senador Carlos Lyra, pertencente a Unidade Cachoeira, é a maior do município de Maceió, onde importantes projetos de pesquisas são realizados. A coordenadora afirma que além das duas reservas, só em Alagoas, o Grupo Carlos Lyra possui um total de 8.117 hectares de áreas de preservação permanente, um dado bastante significativo e que merece o devido reconhecimento.

Nos últimos anos foram plantadas cerca de 240 mil mudas de espécies nativas da região nas mais diversas áreas destinadas aos projetos ambientais. Ações de educação ambiental envolvendo alunos da rede pública de ensino e de sensibilização dos colaboradores e da comunidade do entorno das usinas são constantemente realizadas, realçando a responsabilidade socioambiental do Grupo Carlos Lyra.

O clico de palestras será realizado dia 03 de junho na Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, localizada em Maceió; dia 04, na Unidade Marituba em Igreja Nova e dia 05, na Usina Caeté S/A, Matriz no município de São Miguel dos Campos. A programação inclui ainda um plantio simbólico de mudas de árvores nativas com a participação de alunos da rede pública de ensino.

Carmem Valéria Neves dos Anjos
Assessoria de Comunicação

Skip to content