Meio Ambiente

O Grupo Carlos Lyra defende a eminente necessidade de atenção com o meio ambiente. Ao implantar o Sistema de Gestão Ambiental, práticas eficientes são desenvolvidas em seus empreendimentos, servindo de intercâmbio e estabelecendo uma padronização das atividades.

A adoção de uma gestão ambientalmente correta serve de exemplo a outras empresas e gerações futuras. A Usina Caeté S/A, Matriz está em fase de certificação da ISO 14001 Versão 2004. As unidades de Alagoas possuem 8.150 ha, destinados à preservação permanente e à reserva legal. Aproximadamente 500.000 mudas de árvores nativas já foram plantadas. Vários projetos de educação ambiental foram implementados em parceria com instituições não governamentais e órgãos públicos.

O Grupo Carlos Lyra criou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s),  devidamente protocoladas no Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas, IMA/AL:

Usina Caeté S/A, matriz: RPPN Salvador Lyra – localizada na fazenda Iguape – São Miguel dos Campos – Área de 45,91hectares (já aprovada pelo órgão ambiental);

Usina Caeté S/A – Unidade Marituba – RPPN Conceição Lyra I, II , III e IV,  totalizando uma área de 1.340 hectares.;

Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira – RPPN Apolinário – Área de 120 ha e RPPN Senador Carlos Lyra Área de 396 hectares, totalizando em 516 hectares.

Apoio a projetos de pesquisas ambientais em Alagoas:

Museu de História Natural da Ufal – com pesquisas de fauna e flora proporcionando estudos para trabalhos de conclusão de cursos.

Na Unidade Paulicéia (SP) estão sendo desenvolvidas ações de educação ambiental envolvendo os colaboradores, alunos da rede pública e a comunidade em geral. Desde 2010, a empresa possui o título de Etanol Verde, certificado que vem sendo renovado todos os anos.

Outra importante iniciativa é a criação de áreas de reservas ambientais na Unidade Paulicéia, onde já foram plantadas cerca de 450.000 mudas de árvores nativas da região, visando à recuperação das matas ciliares.

Foram realizados investimentos no complexo industrial da Usina Caeté S/A e suas Unidades que visam a preservação do meio ambiente, dentre eles: Circuito Fechado de Efluentes, Caldeira Térmica e Lavadores de Gases. No campo, a utilização da torta de filtro e da vinhaça, contribuem para redução da adubação química.

Com o intuito de fomentar o reflorestamento, a Unidade Pauliceia realiza doação de mudas de vegetação nativas para as escolas, funcionários e parceiros agrícolas.