Close

Notícias

ESCOLA CONCEIÇÃO LYRA PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

ESCOLA CONCEIÇÃO LYRA PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Alunos do 6º ao 9º ano apresentaram seus projetos durante os dias 08 e 09 deste mês.

 

Lariane Ferreira – 7º ano

O tema do nosso projeto foi o algodão. Aprendi com esse trabalho que além da cana-de-açúcar, o algodão foi um produto que influenciou bastante na época da industrialização do nosso Estado. Descobri que ele é muito rentável, passa por várias fases e foram muitas as dificuldades passadas por quem o cultivava antigamente.

João Pedro Rocha – 8º ano

Aprendi que a chance de povoarmos um exoplaneta, ou seja, um planeta que não orbita o sol, que é a nossa estrela, é muito grande. A espaçonave que poderia nos levar, deve ser bem equipada para suportar a longa distância, radiação e ter suprimentos suficientes para podermos sobreviver a esta viagem. Para montar nosso projeto, levamos de dois a três meses.

Maria Eduarda Pacheco – 9º ano

Nosso projeto nesta feira de ciências fala sobre a robótica na atualidade. Descobri com este tema que a robótica pode vir a ser uma geração que poderá dominar o mundo. Mas que jamais vai substituir o homem, porque ele sempre será essencial para a humanidade. Um dos temas abordados foi a robô Sophia, que atualmente é uma das mais avançadas do mundo. Aprendemos bastante com o projeto e descobrimos que a robótica é algo essencial para todos, apesar de causar o fim de algumas profissões, também gera novas oportunidade de emprego para quem se qualifica.

Cristiane Laranjeira – Professora

Os trabalhos apresentados pelos alunos foram iniciados desde o início do ano. É um trabalho de iniciação científica, no qual são orientados a pensar sobre uma problemática que queiram tratar e, a partir desta problemática, eles criam a hipótese para trabalhar esta problemática. Em agosto eles começaram de fato a colocar em prática o conhecimento adquirido, apresentaram seus temas e aprofundaram as pesquisas.

Algumas turmas realizaram pesquisas de campo. Por exemplo, a equipe que falou sobre “A Ciência na Música” conversou com físicos, pois a escola oportunizou aos alunos do 9º ano uma visita à Expofísica da UFAL. Lá foi trabalhada a parte lúdica da física e puderam se aprofundar no tema que falava das ondas sonoras na música.
Dos mais variados assuntos, como os visitantes puderam perceber, os temas abordam desde a habitação em outros planetas, que é um tema complexo, ao tema como o chocolate.

Já tivemos projetos que foram apresentados em nossa feira e também expostos na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que é o maior evento de ciências da América Latina. Fomos os únicos representantes do Ensino Fundamental. Foi muito interessante e os alunos ficaram maravilhados com a experiência. O tema abordado foi sobre compostagem, foram testadas as minhocas locais com as minhocas californianas.

Um dos principais objetivos é despertar nos alunos a prática da pesquisa e desmistificar que os cientistas são pessoas muito diferentes de nós. Com estes trabalhos, descobrimos que também podemos ser cientistas, desde que pratiquemos. A escola visa desenvolver isto nos alunos, porque são nas pequenas coisas que conseguimos modificar para melhor a nossa comunidade, de maneira local para depois se tornar global.

Skip to content