Close

Notícias

Semana da Água: ações enfatizam necessidade de uso racional

Semana da Água: ações enfatizam necessidade de uso racional

 

Com ações de sensibilização, realizadas de 21 a 29 de março, empresas do Grupo Carlos Lyra celebraram a Semana da Água. A programação foi iniciada no dia 21, com a participação de colaboradores da Fábrica da Pedra, no “IV Ciclo de Debates da Sudene: Energia, Desenvolvimento e Meio Ambiente” , realizado no Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas, em Delmiro Gouveia.

Na data dedicada oficialmente ao Dia Mundial da Água – 22 de março, 25 alunos do 6º ano da Escola Conceição Lyra, professores e a coordenação ambiental da Usina Caeté, assistiram um vídeo sobre a temática e visitaram uma área de preservação na fazenda Varrela, em São Miguel dos Campos, conhecida como Lago Azul.

Segundo Edna Santos, uma das professoras que acompanhou a turma nessa aventura, constatou que “para os alunos foi muito gratificante, pois, além de se sensibilizarem com a beleza do lago, perceberam o quanto é importante sua interação com a natureza.”

No mesmo dia foi realizada uma palestra no auditório da Fábrica da Pedra com o tema “Água no Semiárido”, ministrada pela engenheira de Pesca, Janniera dos Anjos, e pelo secretário de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Marcos Freitas. Houve ainda uma visitação de estudantes do município ao Sistema de Tratamento de Efluentes da Fábrica da Pedra.

“Muito bom participar de todo este momento. Aqui entendemos um pouco de como a Fábrica da Pedra é importante para a cidade e seus cuidados com o meio ambiente”, afirmou Ricardo dos Santos Almeida, professor do Campus Sertão da UFAL.

Manuel Sandes, mecânico da Fábrica da Pedra, frisou que “é bom ter ações como esta, para que o setor ambiental mostre a importância da água para os colaboradores da empresa”.

Ainda no dia 22, colaboradores da Usina Caeté S/A – Unidade Cachoeira, localizada em Maceió, participaram de uma trilha ecológica na fazenda Boa Vista.

“O Grupo Carlos Lyra nos proporcionou visita à trilha ecológica e, antes nos conscientizou sobre a importância da preservação e conservação com a exibição de vídeos informativos de órgãos ambientais como a Agência Nacional de Águas (ANA). Ficamos maravilhados à medida que percorríamos a mata, conhecendo as nascentes e as espécies de árvores, como pau-falho e pau-de-canoa, além de suas procedências e particularidades”, concluiu Cícera Jaqueline da Silva, do departamento de Gestão da Qualidade da Unidade Cachoeira.

A programação foi encerrada no último dia 29, quando colaboradores da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, em Igreja Nova,

Skip to content