Close

Notícias

Segunda etapa do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus é iniciada

Segunda etapa do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus é iniciada

Na tarde de segunda-feira (27), em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), realizou a segunda etapa do Programa São Miguel Menos Dois Graus. O programa é uma idealização do Ministério Público Estadual e do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) que lançaram o Programa “Alagoas Menos Dois Graus”, que visa a arborização de áreas urbanas dos municípios alagoanos priorizando o plantio adequado de árvores nativas da flora brasileira e incentivos a Educação Ambiental.

Com o sucesso do Programa, foram firmadas parcerias entre as Instituições e Empresas patrocinadoras: Empresa Intercement, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Usina Caeté, objetivando melhorar a qualidade de vida da população miguelense com a arborização da cidade, favorecendo melhores condições de habitabilidade, melhor conforto climático, embelezamento paisagístico, além de contribuir com o resgate de carbono para minimizar o aquecimento global. São Miguel dos Campos foi contemplado com mil mudas de espécies nativas do Centro de Mudas do IPMA, onde sua produção foi patrocinada pela Empresa Intercement, e o município receberá ainda o acompanhamento e instrução técnica para cada plantio.

No início do evento, o presidente do IPMA, Fernando Pinto, palestrou sobre a importância da arborização e objetivos do programa para as autoridades, convidados, patrocinadores, diretor, professores e alunos da escola Imaculada Conceição.

  • E ainda abordou que uma das diretrizes do programa é a educação ambiental inserindo a participação de alunos ou comunidade, como forma de incentivar a preservação do meio ambiente, aprendendo a plantar, a cuidar das árvores existentes e conhecê-las. E ressaltou a importância da continuidade do plantio na mata ciliar do rio, na qual foram plantadas em 2014 mudas nativas doadas pelo IPMA/Intercement e pela Usina Caeté, e este ano plantaremos novamente realizando um trabalho de mobilização, sensibilização e assistência técnica.

    Após a palestra, deu-se início a solenidade com a presença dos gestores do poder público, Prefeito George Clemente, Presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente e a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista. Patrocinadores do Programa: Alfredo Ferro de Sá.

  • diretor do SAAE, Ana Cristina, Técnica Ambiental da Empresa Intercement e Maria de Fátima Araújo, Coordenadora de Meio Ambiente da Empresa Usina Caeté. O evento também contou com a presença da comunidade escolar do Colégio Municipal Imaculada da Conceição e convidados presentes.

    Preocupado com a arborização para melhoria de qualidade de vida para os miguelenses, o prefeito George Clemente, destacou a necessidade de transformar arborização principalmente das áreas do centro urbano, que mais sofrem com as altas temperaturas, salientando a elaboração de projetos que venham amenizar esse impacto, assim como em demais outras localidades. Proporcionando aos cidadãos miguelenses, um ar mais puro e úmido, arborizados por espécies adequadas para cada tipo de espaço, sendo um atrativo paisagístico e principalmente que tragam bem estar à população.

    O Presidente da Câmera de Vereadores parabenizou o trabalho da equipe da SEAMA, que conta com a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista, pela conquista da adesão ao programa tão importante para arborização de nossa cidade e dos novos bairros que serão arborizados. “Gostaria de anunciar a minha satisfação e meus agradecimentos a todos os patrocinadores e ao presidente do IPMA”, frisou.

  • Jó também destacou a importância de já ter sido iniciada a segunda etapa do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus com plantios no Jaci Clemente e realizar no decorrer do ano em outras localidades. “Com o planejamento e mapeamento das áreas a serem plantadas e revitalizadas, o trabalho terá início seguido de sensibilização para a população e estudantes envolvidos. A sensibilização é um fator primordial para chamar a atenção da população sobre as medidas que garantam o cuidado e respeito à natureza, pois com mais árvores nativas plantadas significa mais qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, menos barulho, menos poluição e menos calor, propiciando melhor conforto para quem reside e para quem transita em nossa cidade”, falou a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista.

    Em seguida, todos se encaminharam para a celebração (alusão) da Placa do Programa colocada na entrada da cidade, que recebeu localmente o nome: São Miguel dos Campos Menos Dois Graus.

    Skip to content